HISTORIA DO BAIRRO DE LAUSANNE PAULISTA – DESDE O PERÍODO COLONIAL.



DOIS DOCUMENTOS HISTÓRICOS – O documento datilografado é de autoria do Sr. Antonio Resende  e o outro manuscrito é do Sr. Decio Braconaro ambos fundadores deste conselho.Estes documentos estão disponíveis na sede social do GU GRUPO UNIDADE.
Faz parte do acervo do GU Grupo Unidade - doc. disponível para pesquisa - Historia do bairro do Lauzane paulista - por  Antonio Resende
Faz parte do acervo do GU Grupo Unidade - doc. disponível para pesquisa - Historia do bairro do Lauzane paulista - por Desio Braconaro (manuscrito)

Antes que se tivessem registros de fatos contamos uma breve historia de nossa região nos tempos, “ BRASIL COLONIAL”, existia uma grande fazenda, que possuía escravos,colonos e também um pelourinho exatamente na fazenda do Sr. Prioste.
Inicialmente esta fazenda ora citada, acima recebia o nome de SITIO DO MANDAQUI, posteriormente recebeu o nome de SITIO DA TAPERA  e foi a partir deste nome que começa a verdadeira Historia do BAIRRO DE LAUSANNE PAULISTA;  levantada junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo, que possui em seus registros o seguinte: O Sitio Tapera passa a ser adquirido pelo Sr. E Sra. Savoy, ambos franceses, e radicados no Brasil.

A PARTIR DESTE MOMENTO PASSA A TER O REGISTRO DOS FATOS O BAIRRO DE LAUSANNE PAULISTA
Diz a escritura de compra e venda que o Senhor E Sra. Savoy, ambos franceses, casados e residentes em São Paulo, adquiriram o Sitio Tapera e colocaram o nome de Lauzanne Paulista, nome este originário da famosa cidade de Lousanne, na Suiça, esta homenagem foi dada pela família Savoy, pela semelhança com os Alpes Suiços, pois o casal tinha estado hà alguns anos nesta Cidade em lua de mel e conhecendo a região hà muitos anos, podemos afirmar que a região tinha muitos pioneiros e realmente é montanhosa. A escritura é datada de 23 de outubro de 1924, portanto o Lauzanne Paulista foi fundado nesta data.
arquivos do GU Grupo Unidade - Familia na pedreira
Na região existiam varias famílias com pequenos sítios tais como: Familia Bandini, Simões, Prioste e Cadima.E podemos dizer que alem dos sítios haviam: uma pedreira com exploração de minerais e a maioria do calçamento de paralelepípedo da Região Norte foi calçado com nossas pedras, além de outras regiões, dando com isso origem ao Famoso Ramal dos Menezes, terminal  ferroviário  para escoamento de pedras, que anteriormente era executado por carroças e puxadas por animais, vale a pena dizer que esse terminal passava onde hoje é a rua Helena do Sacramento e ligava com a Estação Ferroviária do Mandaqui.Com o decorrer dos anos foi se modernizando os meios de transporte e também, passando a Pedreira de novos donos até o seu fim trágico, ceifando a vida de uma moradora do novo loteamento do Sr. Claudio Novaes; com isso houve grande protesto dos moradores do local, que exigiram das autoridades da época o Sr. Brigadeiro faria Lima, Comandante do C.P.O.R.-S.P, que lacram o paiol de explosivos, com isso, pondo fim a exploração de pedras e respectivamente o seu fechamento.
                                    
Arquivos do GU Grupo Unidade - foto da pedreira desativada e inundada (onde hoje funciona um Mercado)
Outro fato importante, é que no lausanne existia uma fonte de água mineral, denominada de FONTE DE SÃO PEDRO localizada onde hoje estão instalados os estabelecimentos comerciais ( tais  como  o shoppinho , a padaria ...) entre as ruas Friburgo com Francisco Ranieri ( antiga rua da fonte), com a av. Basileia.O fato de nossa fonte de água, que até os dias de hoje apesar de toda injustiça social, ainda corre pela calçada da Av. Dr. Francisco Ranieri, é que esta fonte tem um significado muito importante, pois , ela era a vida de nossa comunidade, e injustamente nós a perdemos por manobras políticas do ano de 1974 ma gestão do prefeito Figueiredo Ferraz, junto com Administração de Santana Tucuruvi, mais o antigo dono da então pedreira, que haviam feito uma doação da área junto a Regional da Prefeitura, e que misteriosamente esta doação nunca chegou a ser concretizada, pois não foi registrada, não sabemos porque, pois na época, não tínhamos o preparo que temos hoje,nem tão pouco a organização, social e política.Ainda falando da nossa querida fonte, no ano de1954, ano este do lV centenário da cidade de São Paulo, foi servida água mineral a todas autoridades, no Parque do Ibirapuera, da nossa Fonte São Pedro de lausanne paulista.

arquivos do GU Grupo Unidade - local onde se encontrava a fonte são pedro
Nosso bairro tomou grandes impulsos, quando os moradores da época, liderados pelo nosso grande líder SR. SAV A POPOVIC, que nos ensinou a trabalhar, com autoridades e órgãos representativos de nossa sociedade. Nesta reunião a primeira da história do nosso bairro deu-se no ano de 1962, na residência do Sr. Sava e contava com todos lideres das quadras 02 e 16 e este humilde ser humano, fazia parte dessas que podemos chamar de alavanca para realizações que iriam ser concretizadas, tais como: registro de 07 plantas, luz domiciliar, esgotos,  asfaltamento das principais ruas e conquista da primeira escola da Pedreira “ MARCOS MÉLEGA”. Com relação a escola podemos dizer que a comissão de moradores, fez até recenseamento da população em idade escolar da região, a nossa organização chegou a tal ponto que o Sr. Secretario Municipal de Educação da época fez um grande elogio e disse: O trabalho de todos vocês foi tão perfeito que eu prometo a todos a melhor , mais bem equipada e a mais moderna escola da Zona Norte.

                  
Arquivos do GU Grupo unidade - foto da entrada da escola Marcos Melega

Em 1974 inicia-se os trabalhos da primeira Sociedade de amigos do Bairro; seu nome “ S.A.L.P.” – Sociedade Amigos do Bairro de Lauzanne Paulista. A SALP,  conseguiu para o nosso bairro, 03 creches, 01 EMEI, 36 ruas asfaltadas, 01 C.D.M ( centro desportivo municipal) canalizações de diversos córregos pequenos, esgotos das ruas Alto do Monte Alegre com av.Lauzanne.

Em 1980 inicia-se o trabalho da segunda sociedade de amigos  a UMBLP União  dos Moradores do Bairro de Lausanne Paulista.Alem de asfaltarem todas as ruas no total geral de 48, as duas sociedades conseguiram, juntamente com outras sociedades da época, bem como Clubes de Futebol, igrejas católicas, igrejas evangélicas e clubes de Serviços, na famosa Reunião dos 07 realizada na sede da “SALP’, levaram 21 projetos ao Governo do Itinerante instalado na Regional de Santana/Tucuruvi no dia 25/04/1981, no qual resultaram no seguinte: solução da penhora de  bens das 300 famílias, financiadas pela Caixa Econômica Estadual, 01 Posto de Saúde pelo Gov. do Estado, 01 EMEI, Praça de Esportes, Iluminação do bairro inteiro, asfaltamentos de diversas ruas, solução dos problemas de esgotos, canalização do córrego Lausanne com a futura Av. e ajardinamentos da mesma ( hoje Av. dos Direitos Humanos) e melhoria do transporte da região.

arquivos do GU Grupo Unidade - Emei Sava Popovic
Em 1989 vem a fundação ou criação do conselho maior de Sociedades “ GRUPO UNIDADE”, Conselho de Associações,Sociedades, Entidades e clubes de Serviços da Micro Região de Lauzanne Paulista, Mandaqui e Sta Terezinha.Com a formação unindo todas as sociedades, bem como, todas organizações desde social, religiosas e políticas da Micro Região, foram conquistados inúmeros benefícios para toda a nossa população bem como para outras podemos citar os bairros vizinhos, Mandaqui, Santa Terezinha, Vila Amalia, e outros.Criou-se diversas comissões a saber: de Educação Saúde, Transportes, Lazer, Política, Jurídica, Eventos e Promoções etc.A primeira Escola EMEI (SAVA POPOVIC)  na rua Adolfo coelho, canalização definitiva do córrego Lausanne,
Arquivos do GU Grupo Unidade - AV. Dos Direitos Humanos
Av. Direitos Humanos toda asfaltada e ajardinada, inclusive a urbanização das favelas existentes ao longo da referida avenida; Representação a todos os órgãos Públicos, Municipais Estaduais e Federais.

                       

Podemos dizer que este Conselho veio dar, grande moral, sentido de Organização maior e respeito das autoridades constituídas e também grande respeito por todos moradores da Região Norte.
Outros fatos importantes de nosso bairro são: 
Arquivos do GU Grupo Unidade - O tigre da Cantareira
O Bairro Lausanne Paulista; possui diversos Clubes de futebol de Salão. O maior de todos é o ESPORTE CLUBE LAUSANNE PAULISTA , fundado em 1927 e denominado “O TIGRE DA CANTAREIRA”.Existe também clubes de futebol socyte e quadras de areia.
                             
Existe em nosso bairro 05 igrejas católica sendo a mais velha a de SANTO ANTONIO DO LAUSANNE situada a Rua Ramal dos Menezes com Av. Conselheiro Moreira de Barros, alem de outras Igrejas Evangélicas e Espíritas.

          

Redes de supermercados, redes de açougues, restaurantes, casa de peças, oficinas mecânicas, marmorarias, serralherias, marcenarias, auto elétricos, prédios de apartamentos acima de 10 andares e espigões e diversos prédios de quatro andares.
Temos também lar de idosos, creches, praça publica como a praça do skate etc.
Não podemos esquecer-nos do evento “PRAÇA SERTANEJA” que era realizado todos os domingos e tem na historia de sua programação apresentações como ex: MILIONARIO E JOSE RICO, DONIZETE  e diversos outros.Também eram realizadas festas juninas, carnaval aniversario do bairro e vários outros eventos diversos.
Relembrando o nosso “         COMPADRE AMOROSO” saudoso organizador desses eventos.
Arquivos do GU Grupo Unidade - Praça sertaneja


Os limites do nosso bairro são ao norte – Av. Parada pinto
                                                       ao sul      - Av. Eng.Caetano Alvares
                                                       a leste    -Av. Ultramarino
                                                       a oeste  - Av. Cons. Moreira de Barros



transcrito por: Mateus Enos da Silva 
Diretor de Educação e cultura do GU Grupo Unidade
todo o material histórico do Distrito em poder o GU Grupo Unidade estará disponível para pesquisa 






Share on Google Plus

About midia grupo unidade

0 comentários:

Postar um comentário